21 março 2006

Frases

1. Para Eduardo Cintra Torres, «O gesto contra-ritual de Soares [o de este não se ter enfileirado para o beija-mão a Cavaco] foi o supremo gesto contra-democrático daquele a quem chamam “pai da democracia”» (Público, 12/03/06).
Um gesto simbólico contra outros gestos simbólicos é interpretado com esta leviandade e com a rudeza pejorativa de quem se julga com a autoridade suficiente para retirar o título de «pai da democracia» que outros teimam em atribuir a Mário Soares. Vá lá que a ligeireza de Cintra Torres ficou no «anti-democrático». Num dia sim, chegaria facilmente ao «gesto fascista». É uma questão de treino e persistência.
2. Jerónimo de Sousa, comentando o discurso de Cavaco, na tomada de posse, dizia que a «melhor prova do pudim é comê-lo». Pois, mas tal como há certas coisas que são melhores ao paladar do que à vista, há outras que depois de vê-las nem apetece provar…
3. Paulo Moura interrogava-se, no passado dia 12, sobre aquela «mulher vestida de negro», que teria falado quase ao ouvido de Cavaco e ter-lhe-ia retirado o sorriso de orelha a orelha que o recém-empossado fazia questão de alardear. Mulher vestida de negro? A cochichar ao ouvido de Cavaco? A deixá-lo encavacado? Caro Paulo, esclareça o assunto.