Os EUA são um país xenófobo?
A evolução da demografia norte-americana causa preocupações àqueles que vêem na crescente importância da comunidade latina, uma ameaça à «superioridade da tradição e valores anglo-protestantes». De facto, os emigrantes hispânicos tendem a ser cada vez mais em maior número e se o aspecto da ilegalidade da maioria dos que conseguem entrar já é uma dor de cabeça para as autoridades norte-americanas, agora levanta-se claramente um outro problema, semelhante àquele que o primeiro-ministro israelita colocou relativamente à convivência de judeus e árabes: tal como os árabes ganham demograficamente aos judeus, também os latinos ganham demograficamente aos norte-americanos. Ora, é precisamente este tipo de problema que S. Huntington levantou no seu artigo intitulado O Desafio Hispânico. Ele vê um imenso e contínuo fluxo de emigrantes da América Latina e especialmente do México» a desafiarem a «identidade tradicional americana» e a constituírem-se como a «grande potencial ameaça à integridade cultural e política dos EUA». Se é verdade que Huntington coloca a questão numa nação que pode ser dividida ao meio, «bifurcada em duas línguas e culturas», não é menos verdade que subjacente a este discurso está a questão fundamental: deixaremos «colonizarmo-nos» por esta gente? Deixaremos que tomem de assalto, pelo voto dos seus eleitores que ficarão em maioria, o poder, para além da nossa cultura, dos nossos costumes e tradições?
Bush já disse que não gosta do hino norte-americano cantado em espanhol. E Huntington vai desbravando o terreno, afirmando que uns EUA «assim», isto é, com uma maioria demográfica de origem latina, não é o «fim do mundo, mas os americanos [norte-americanos] não o deviam permitir» (Público, 7/05), pelo menos enquanto não se convencerem que pode ou deve ser assim.
É óbvio que Huntington nunca colocaria esta questão se os imigrantes nos EUA fossem, por exemplo, irlandeses. O termo que se usa para designar a atitude dos que não aceitam estrangeiros no seu território é xenofobia. O termo que se usa para designar a aversão a determinado grupo de pessoa devido a uma característica particular desses grupo é racismo. E um outro destes termos estão inscritos na forma peculiar com que Huntington colocou a questão da hipotética maioria de norte-americanos latinizados.
<< Home